CanadáEstude e trabalhe no exteriorGraduação e Pós no ExteriorTudo sobre intercâmbio

Como estudar no Canadá: passo a passo para ingressar nas melhores universidades do mundo

há 4 meses

Fala, galera! O Canadá é um dos destinos mais buscados por estudantes no mundo inteiro pelo ensino de alta qualidade e boas oportunidades para trabalhadores qualificados. Se você está em dúvida sobre o processo de ingresso nas instituições, fica ligado!

  1. Como estudar no Canadá: requisitos básicos
  2. Quanto custa estudar no Canadá
  3. Como escolher o melhor college no Canadá
  4. Quando fazer a application
  5. Documentações necessárias para estudar no Canadá

Como estudar no Canadá: requisitos básicos

O sonho de estudar no Canadá pode estar mais fácil de se realizar do que você imagina! Isso porque você pode ingressar no país com visto de estudantes para diversas modalidades de cursos, como em graduações, pós, cursos de idiomas e cursos técnicos.

Com a grande demanda de estrangeiros querendo estudar no Canadá é importante estar bem ligado nos requisitos pedidos pelos colleges e universidades.

Os requisitos básicos para estudar no Canadá são:

  • Visto estudante – Ao ser admitido em uma instituição de ensino superior ou técnico canadense, a mesma irá emitir uma carta de admissão para você tirar seu visto de estudante (no caso de cursos de mais de 6 meses de duração).
  • Nível de inglês (e comprovação) – Para ingressar em cursos de graduação, pós ou MBA no Canadá você precisará comprovar seu nível no idioma com um certificado de proficiência como TOEFL ou IELTS. Também existe a possibilidade de participar do programa Pathaway, que facilita o acesso de estrangeiros a universidades, oferecendo aulas de inglês.
  • Comprovação de renda – Com o objetivo de assegurar que você tem condições de se manter no país, e também evitar o aumento da taxa de pobreza e desigualdade, o governo canadense pede que os alunos comprovem uma renda mínima de cerca de CAN$ 10.000,00/ano – fora o valor do curso.

Se Liga: em cursos de idiomas de até 6 meses de duração (inclusive o Pathaway) o estudante pode ficar no país com o visto e/ou permissão de turista.

O site oficial de imigração do Canadá ainda oferece um “teste” onde você responde algumas perguntas e descobre se está cumprindo todos os requisitos para aplicar para uma vaga no país. Isso você pode conferir aqui.

[Post] Intercâmbio ou curso de inglês: como atingir a fluência mais rápido

Quanto custa estudar no Canadá?

Apesar dos custos de uma graduação no exterior serem maiores do que em muitas instituições no Brasil, as vantagens de ter um currículo internacional são múltiplas.

A experiência do intercâmbio cultural, o desenvolvimento da segunda língua (inglês ou francês) e a oportunidade de estar em contato com os melhores professores e o que existe de mais avançado em sua área de estudo são apenas alguns dos pontos que colocam as instituições canadenses no topo da lista de estudantes do mundo inteiro.

Montamos uma planilha com o custo médio da Tuition* em alguns dos melhores colleges e universidades no Canadá de acordo com área de estudo. Dá uma olhada:

Área de estudoValor médio mínimo (anual)Valor médio máximo (anual)Taxa de matrícula
Ciências SociaisCAN$ 7.243,00CAN$ 56.000,00até CAD$ 517,00
Ciências NaturaisCAN$ 7.243,00CAN$ 38.172,00até CAD$ 517,00
Engenharia e TecnologiaCAN$ 1.550,00CAN$ 55.000,00até CAD$610,00
Ciências da ComputaçãoCAN$ 8.160,00CAN$ 55.500,00até CAD$610,00
Gestão e NegóciosCAN$ 2.199,00CAN$ 56.000,00atéCAD$610,00
(Valores estimados consultados em diversos sites de faculdades no Canadá, sujeitos a alteração)

Tuition: Tuition ou Tuition fee é o termo utilizado para se referir ao valor que você pagará pelo seu curso. Normalmente a tuition é paga semestral ou anualmente.

Como escolher a melhor instituição no Canadá

Cerca de 30 universidades canadenses estão entre as 300 melhores universidades do mundo de acordo com a Times Higher Education.

O Canadá é referência em diversas áreas do conhecimento, com foco em tecnologia e negócios. As melhores universidades são

Na hora de escolher a melhor instituição para você estudar no Canadá, é bom levar em conta 3 coisas: seu curso, algumas universidades e colleges oferecem oportunidades e estruturas diferentes para cada curso; se você pretende estudar em um college público ou privado, e localização e cultura da instituição.

College Público ou Privado

Colleges e universidades públicas tem incentivo financeiro do governo, enquanto as particulares são financiadas pela tuition paga pelos estudantes.

Em contrapartida, em faculdades privadas, por conta da quantidade menor de estudantes, as salas costumam ser menores e ter um ambiente mais “intimo”, com mais espaço para que conexões sejam criadas entre alunos e professores.

Quando fazer a application para estudar no Canadá

Assim como no Brasil, as universidades abrem as inscrições/matrículas quatro vezes ao ano, sendo as principais as de inverno e verão.

Então na hora de se organizar para estudar no Canadá, não esqueça de agendar um alarme pra te lembrar da matrícula nos meses de setembro (inverno) e janeiro (verão).

Para saber o calendário exato, bem como as datas mais especificas para entrega de documentações, fique de olho no site do college em que está aplicando. Muitos também tem aderido a redes sociais como Facebook e Instagram – sim, lá fora o Facebook ainda é muito usado!

Documentações necessárias para estudar no Canadá

Na hora de aplicar para estudar no Canadá você precisará ter em mãos alguns documentos básicos como:

  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Formulário de aplicação (respondido)
  • Currículo (sim, um currículo CV bem bonitinho)
  • Carta de intenção (Personal Statement)
  • Documentação comprovando que você pode se manter enquanto estuda no Canadá
  • Cartas de referência
  • Portfólio (em cursos de artes e design, por exemplo)

E depois de receber sua carta de admissão, prepare-se para tirar seu visto de estudante, seguro de viagem e comprar sua passagem – mas só depois do visto, ein?

Pronto para aplicar para vagas no Canadá? Tenho certeza que essa experiência será “life changing” e você não vai se arrepender!

Você também pode gostar:
Estudar fora: checklist com 10 itens pra estar em dia antes de estudar no exterior
Pathway no Canadá: curso que facilita a entrada em universidades no exterior

Curtiu o conteúdo? Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.