Dicas

Saiba o custo de vida na Austrália e economize no país em qualquer ano

há um mês

O custo de vida na Austrália é pesquisado todos os anos por diversos viajantes ao longo de todo o mundo, mas muitos ainda não sabem qual é o valor médio dos produtos e serviços da Austrália e que eles podem variar de acordo com a sua localização, o que pode interferir no seu planejamento econômico. Sabendo disso, nós aqui da Dreams sempre trazemos o custo de vida explicado de forma rápida e objetiva, para você que deseja viajar sabendo com o que quer ou não gastar. Agora chega de papo e vamos para o post:

Entenda o custo de vida na Austrália

Você já deve ter visitado mil sites com conteúdos sobre a Austrália e as suas peculiaridades, assim como provavelmente já deve ter pesquisado sobre o custo de vida. Mas sabe o que falta para você? Entender que ele pode variar de cidade para cidade, e isso com certeza interfere não apenas no seu planejamento econômico, mas também na sua experiência quando estiver dentro do país.

O custo de vida na Austrália é incrível

Então, o nosso conteúdo vai abordar não apenas o custo de vida médio da Austrália, mas também traremos um resumo do que poderia ser economizado por você enquanto estiver morando por lá, já que existem alguns benefícios que todo mundo acaba deixando despercebido por causa da euforia de querer viver em um país tão incrível.

Dessa vez utilizaremos a plataforma Expatistan, que além de trazer os dados mais atualizados dentro dos setores mais importantes como: alimentação, moradia, transporte e entretenimento, consegue também ilustrar as cidades que você mais poderia colocar em prática o seu plano de economia.

Agora, vamos realmente ao que interessa e confira os preços médios do custo de vida na Austrália:

Alimentação

Almoço básico (incluindo bebida) no distrito empresarial – AU$18

Combo em um restaurante fast food (bic mac ou similar) – AU$12

500 gr. de peito de frango sem osso – AU$5.88

1 Litro de leite (garrafa larga) – AU$1.48

2 Litros de coca cola – AU$2.88

12 Ovos grandes – AU$5.58

1 Kg de tomates – AU$4.89

Pão para 2 pessoas por 1 dia – AU$2.49

1 Garrafa de vinho Red Label – AU$18

Moradia

Aluguel de 85 m2 em uma acomodação mobiliada em área mais cara – AU$3,152

Aluguel de 85 m2 em uma acomodação mobiliada em área normal – AU$ 2,142

1 mês de utilidades (aquecimento, eletricidade, gás e etc) em apt. de 85m2 – AU$ 245

Internet – 8 mbps (1 mês) – AU$58

Aluguel mensal de um kitnet mobiliado (45 m2) em área mais cara – AU$1,989

Aluguel mensal de um kitnet mobiliado (45 m2) em área normal – AU$1,481

Transporte

Golf Volkswagen 1.4 TSI 150 cv (ou equivalente), sem extras, novo – AU$28,149

1 Litro (¼ galão) de gasolina – AU$1.37

Ticket mensal de transporte público – AU$158

Entretenimento

Jantar básico para duas pessoas em um pub da vizinhança – AU$54

2 Ingressos para cinema – AU$36

2 Ingressos para o teatro (melhores lugares) – AU$218

1 mês de inscrição em academia no distrito comercial – AU$ 69

Resumindo o custo de vida na Austrália

Deixando de lado todos esses números, vamos ao resumo para que você tenha economia nas suas ações, já que o ideal é sempre otimizar a sua experiência no país, concorda? 

Quando falamos sobre a sua alimentação, a recomendação ideal sempre é a de que você tenha como base as mercearias e mercados para as suas compras do mês em relação às suas refeições, pois além de ser uma alimentação muito mais saudável, não pesa tanto no seu bolso. Como podemos ver, itens básicos e que costumam durar mais de uma semana, são muito mais em conta do que um almoço comum.

Praia na Austrália

E para se alimentar, você precisará de um teto, não é mesmo? Então não esqueça de pensar na moradia como um dos fatores principais para a sua estadia na Austrália. Se levarmos em consideração que você está querendo economizar, o kitnet é sempre a melhor escolha, e você ainda consegue melhorar o preço pesquisando em outras áreas, podendo até mesmo dividir o aluguel com outro estudante, o que corta pela metade as suas despesas, principalmente nas contas extras.

O transporte da Austrália é uma das pérolas do país, pois a sua variedade é imensa. Você pode percorrer o seu caminho em um carro, ônibus, metrô, balsa ou bonde, já que todas essas opções são realmente utilizadas no cotidiano australiano. Para você que estará  estudando no país, a melhor escolha sempre é o transporte público, que além de ser funcional, tem até mesmo ônibus grátis em algumas capitais.

E o nosso amado lazer? Bom, o entretenimento fica sempre por sua conta, afinal, nem todo mundo curte um cineminha ou um teatro no final de semana. De qualquer forma, os ingressos para o cinema são bem baratos, principalmente se você comparar com o preço aqui do Brasil, que pode ser bem maior do que o valor médio da Austrália.

O salário mínimo da Austrália

Essa parte não pode faltar em um conteúdo sobre o custo de vida de um país, pois é a partir do salário mínimo que o trabalhador consegue projetar as suas economias para o futuro e também para as suas despesas atuais. Por isso, é sempre importante que você saiba o salário mínimo do país em que você decidir estudar.

E temos boas notícias, pois caso você não saiba, o salário mínimo da Austrália não é apenas um dos maiores salários do mundo, ele é o maior. Atualmente, o salário mínimo da Austrália para maiores de 21 anos tem o valor de AU$20.00 por hora, resultando em AU$760,00 por semana. Agora, utilizando um mês inteiro de trabalho, temos o valor de AU$3040!

O custo de vida na Austrália é ótimo pelo salário

Com este valor você consegue alugar ou dividir uma kitnet mobiliada, fazer uma feira equilibrada no mercado e ainda se divertir na cidade em que você estiver estudando. Com um planejamento econômico a sua vida poderá ser ainda melhor, principalmente se considerarmos que este é apenas o salário mínimo.

Já imaginou receber AU$3040 enquanto desfruta de uma das melhores qualidades de vida do mundo? Pois é, a Austrália é um sonho totalmente possível para quem busca estudar e construir uma vida por lá. Lembre-se sempre de que você estará ganhando em dólar australiano, uma moeda que atualmente vale R$4,29. 

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Quer fazer um intercâmbio na Austrália mas ainda não sabe como? Tem alguma dúvida? Fala com a gente através deste link, a nossa equipe vai retornar o contato o mais rápido possível para tirar todas as suas dúvidas e ajudar na sua trajetória até estudar no país dos seus sonhos!