Curiosidades

Curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber (Pt. 2)

há 3 meses

Mão segurando um trevo de quatro folhas, símbolo irlandês.

A Irlanda é mesmo um país cheio de encantos e peculiaridades. Tem tantas coisas legais no país para se falar que dividimos o conteúdo em duas partes. Então, se chegou aqui agora, confira neste link a parte 1 das curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber.

Além de paisagens incríveis, a população do país não deixa a desejar, sendo considerada a mais caridosa do mundo. Ao menos 70% dos irlandeses contribui para a caridade, enquanto 37% oferece seu tempo livre para trabalhos voluntários e uma parcela de 64% se dedica a ajudar estranhos. Um belo exemplo!

Então, se você busca morar fora e quer saber como é o intercâmbio na Irlanda, vem descobrir com a Dreams algumas curiosidades sobre o país que você precisa saber:

Titanic

Museu Titanic Belfast

A gente já começa com uma curiosidade enorme. Pra ser mais exato, são 296 metros de peculiaridade. É que o famoso Titanic, aquele mesmo do filme, que naufragou após 3 horas de navegação, foi construído na Irlanda do Norte pela empresa britânica Harland & Wolff.

Inclusive, desde 2012, um dos pontos turísticos mais visitados da capital é o museu instalado na área do antigo estaleiro da Harland & Wolf, o Titanic Belfast. Lá, você conhece todo o histórico até o fatídico dia em que a embarcação atingiu um iceberg, naufragando em 1912.

O curioso caso das sacolas plásticas

Sacolas plásticas não são distribuídas na Irlanda

Se você já está acostumado a levar suas compras em sacolas plásticas gratuitamente, esse não é um costume irlandês. Na busca de proteger o meio ambiente, a distribuição gratuita dessas sacolas é proibida.

Cada uma custa, em média, 20 centavos de Euro; já as maiores, até 1 Euro. Por isso, é normal que pessoas as reutilizem ou até mesmo façam uso de bolsas ecológicas. Em lojas comuns, geralmente as sacolas são de papelão.

Noveleiros de carteirinha

Aqui no Brasil, as produções de novelas não param, se renovando a cada ano e virando tradição na casa de muitos brasileiros. Na Irlanda não é diferente. Bem, na verdade, é. A novela mais longa no ar é do Reino Unido e já dura 16 anos! Confesso, que eu não saberia mais diferenciar um personagem do ator.

Curiosidade sobre trabalho na Irlanda

Homem trabalhando até tarde, fazendo hora extra.

Quem já trabalha e até quem nunca trabalhou com certeza já ouviu falar em “hora extra”. Pois é, mas a vida pessoal dos irlandeses é tão levada a sério no país que fazer hora extra é um desrespeito com o trabalhador. Ela acontece, mas apenas em casos de extrema necessidade e geralmente acompanhada de pedidos de desculpas por parte do empregador. Se você pretende trabalhar no país, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber.

É menino ou menina?

Casal esperando bebê com ultrassom em mãos

Quem nunca participou ou ouviu falar em Chá de Revelação para descobrir o sexo do bebê? Na Irlanda, este é um evento longe de acontecer. Isso porque existe uma tradição em que os pais não devem revelar o sexo da criança até a hora do nascimento.

Dizem os mais velhos que expor o sexo do bebê pode dar azar à gestação. Mas o costume tem perdido força com os casais mais jovens que já não acreditam mais na superstição. E com isso, vemos que irlandeses curtem um mistério, né?

Uso curioso de palavras e expressões

Na verdade, são palavras e expressões até bem conhecidas, mas os irlandeses têm um jeitinho bem peculiar para usá-las. A palavra “sorry”, por exemplo, é usada para quase tudo: pedir licença, se desculpar e até, se você não fez nada errado, é bem comum pedir desculpas.

Outra expressão com uso curioso é “not too bad”. Se você saúda um irlandês com um “oi, tudo bem?”, é comum que a resposta seja “not too bad” que, literalmente, significa “não tão mal”. E isso não significa que está tudo mais ou menos, é o jeito deles dizerem que está tudo ok. Até criarem laços, os irlandeses podem parecer bem fechados e tímidos.

Curiosidades folclóricas sobre a Irlanda

Frase Happy Saint Patrick’s Day em papel amarelo

Marcada pela invasão dos vikings, a Irlanda possui fortes influências celtas e nórdicas. Mas esse motivo torna a cultura irlandesa rica em um folclore cheio de seres mitológicos. Fadas, duendes e magos estão inclusos.

É por isso que a figura do Leprechaun está sempre ligada a assuntos relacionados à Irlanda. Mas é principalmente no St. Patrick’s Day que percebemos essa peculiaridade. No dia do evento, muitas pessoas se caracterizam de duendes e circulam pelas ruas das cidades irlandesas.

Quanto custa viajar para a Irlanda?

Dublin, Irlanda

Dá pra ver que a Irlanda é cheia de costumes diferentes e descobrir cada um deles nos faz viver um pouquinho dessa experiência. Mas não pense que para por aí, tem muito mais coisas para desbravar e explorar, como a paixão por batatas e cervejas, wi-fi liberado nos ônibus de Dublin. Mas se quiser saber sobre programa de estudo e trabalho, pode conferir este vídeo.

Então, se ficou curioso e quer saber quanto ficaria o seu intercâmbio na Irlanda, fale aqui com um de nossos consultores e se prepare para a melhor viagem da sua vida! Se ficou com alguma dúvida, eles estarão a postos para tirá-las.

É isso, pessoal! Fiquem sempre ligados em nosso blog Dreams Intercâmbio e confira as novidades da semana.