Dicas

Motivos para conhecer e morar no Canadá

há 6 meses

Mãos balançando bandeiras do Canadá
O Canadá é o maior país das Américas

A gente pode listar facilmente para você vários motivos para conhecer e morar no Canadá. Só de ser o país mais diverso do mundo, mas já dá pra saber que os estrangeiros são super bem-vindos por lá. Em pesquisa recente, descobriu-se que um quinto da população total do Canadá nasceu em outro país. Isso que é diversidade!

Desde 2015, segundo a pesquisa anual do Reputation Institute, o Canadá é considerado o país com a melhor reputação do mundo, seguido por Noruega e Suécia. Além de paisagens exuberantes, cidades com climas agradáveis, ele é o 2º melhor lugar para se viver.

Então, se você quer encontrar seu lugarzinho no país dos sonhos, a Dreams te ajuda a realizá-lo. Vem conferir neste texto um pouquinho de lá.

Estudo e trabalho como um autêntico canadense

Amigos tirando selfie
Amigos tirando selfie durante intercâmbio

O Canadá é um dos países que permitem que você estude e trabalhe durante o intercâmbio, inclusive falamos mais sobre isto neste post, que vale super a pena conferir! Então, se é pra viver como um autêntico canadense, é bom saber o que faz o coração dos nativos vibrar.

Um grande motivo para estudar no país é seu custo de vida local, que é uma opção muito mais acessível para quem quer aprender inglês, se compararmos com EUA ou Reino Unido. E vale salientar que o Canadá é referência mundial quando o assunto é estudos, além de ter também o francês como segunda língua oficial.

A média mensal dos custos, sem gastos com estudos incluídos, é de 1.200 CAD em cidades maiores, como Toronto e Vancouver. Mas em cidades menores e menos badaladas esse custo pode ainda ser reduzido em 20%. Bons motivos para conhecer e morar no Canadá!

E, por falar em estudos, sabia que existem diferentes tipos de visto para entrar no país? Então, confere só esse vídeo que a gente preparou com o que você precisa saber: 

Morar no Canadá é conviver com uma natureza exuberante

Barco vermelho próximo de uma montanha
Paisagem das montanhas canadenses

O segundo maior país do mundo tem território de sobra para abrigar diversas belezas naturais que vão de uma costa a outra. As Montanhas Rochosas, por exemplo, é uma cordilheira com quase 5 mil Km de extensão que corta parte da América do Norte. Elas ficam na porção oeste do país e reservam parques nacionais com entrada gratuita. Imagina só um passeio desses ao ar livre!

Viver no Canadá é poder contar com a praticidade e grandiosidade das metrópoles. Mas terá também de conviver com lagos de azul intenso e montanhas acinzentadas, quase sempre nevadas no topo. Que chato, hein? Mais motivos para conhecer e morar no Canadá!

Fazendo seu intercâmbio com a Dreams, você não pode deixar de visitar dois parques nacionais da região: Banff e Jasper. Eles são belíssimos, mas o caminho até lá também. A estrada que os conecta, chamada de Icefields Parkway, é simplesmente considerada uma das estradas mais linda do mundo.

E por falar em natureza no Canadá…

Linda árvore de bordo vermelho
Árvore de bordo à luz do sol

Talvez você nunca tenha ouvido falar no Mapple Syrup. Mas esta é uma das iguarias mais deliciosas que você vai comer no Canadá. Se trata de um xarope de bordo, produzido a partir da seiva das árvores e que começa a derreter na primavera, liberando a substância. E você pode comê-lo com tudo que tiver direito: waffle, bacon, carne, ovos, saladas, etc.

A preservação ambiental no país é bem controlada, por isso as árvores são devidamente selecionadas e equipadas com tubos para coleta da seiva, que é então colhida e cozida. Para um litro do Mapple Syrup são necessárias cerca de 40 litros de seiva, fazendo com que o produto não seja vendido em larga escala e ainda mais mais amado pelos canadenses. 

Hockey, mais que uma paixão

Dividida em jogo de hockey
Jogo oficial de hockey

Parece estranho que uma população tão gentil e aberta à pluralidade cultural seja aficcionada por um esporte tão agressivo. Cada um canaliza a raiva da sua forma, né? (kkk) Mas, para os canadenses, o hockey é uma paixão nacional. Desde cedo, as crianças aprendem a andar de patins e, claro, sempre com um taco em mãos.

O amor é tanto que na nota de cinco dólares canadenses está estampada uma cena de hockey. É isso mesmo! E foi lá que nasceu a liga mais famosa do esporte, a NHL (National Hockey League), que envolve também os EUA. Previsivelmente, os canadenses estão no topo do campeonato com times lendários em conquistas. Só o time olímpico masculino já levou 9 medalhas e o feminino, conquistou ouro nas 4 últimas olimpíadas.

Confere aí e já escolhe por quem torcer, porque com certeza você precisa ir a uma partida. Os times são: Winnipeg Jets, Calgary Flames, Edmonton Oilers, Vancouver Canucks, Montreal Canadiens, Ottawa Senators e Toronto Maple Leafs.

Canadá: um país aberto à imigração

Mulher de pé com bagagem vermelha
Imigrar para o Canadá não tem nenhum problema

O Canadá, além de receptivo com imigrantes no país, tem uma real necessidade de convidar pessoas estrangeiras devido à escassez de mão de obra. Ou seja, existe um mercado de trabalho à sua espera. 

As cidades canadenses cada vez mais estão crescendo, o que gera uma maior presença econômica no mundo. Mas a população nativa não cresce num ritmo acelerado, por essa razão, a melhor estratégia é atrair profissionais de todo o mundo para fortalecer a economia.

Para isso, o país conta com vários atrativos e programas para receber quem vem de fora. Neles, estão inclusos vários serviços gratuitos voltados para imigrantes. E com a Dreams fica mais fácil ter proficiência no idioma e abrir portas na busca por empregos.

Quero ir para o Canadá com a Dreams

Avião em cima da bandeira do Canadá
Com a Dreams a sua experiência se torna muito melhor

As opções de lazer e entretenimento, além da qualidade de vida já fazem do Canadá um ótimo destino. Mas, somado ao custo-benefício em relação a outros países, só prova que está na hora de começar a se planejar. Mas como?

Na Dreams, tem um time super qualificado pra tirar todas as suas dúvidas e encontrar o melhor intercâmbio da sua vida. Entra em contato com nossos consultores clicando aqui.


Ah! A gente ainda separou um vídeo extra pra te ajudar a ter mais chances de aprovar seu visto canadense. Quer conferir? Assista o vídeo abaixo!

No blog Dreams Intercâmbio, você encontra semanalmente um artigo sobre a vida no exterior. Curtiu? Conta pra gente qual destino quer ver por aqui.