Dicas

Mala do intercâmbio: o que levar?

há 3 meses

Mala para intercâmbio cheia de itens

Com certeza você já deve ter se perguntado várias vezes: o que levar na mala do intercâmbio? Há quem faça milhares de listas, desfaz e refaz. Mas o segredo para levar apenas o essencial para a sua viagem é planejamento.

A gente sabe que, infelizmente, o coronavírus adiou os planos de muitas pessoas, mas aqui na Dreams, preferimos pensar que esse é o momento de planejar. Agora, você tem mais tempo para pensar com calma nos roteiros que seguir, as cidades que quer visitar e as coisas que quer comprar. Por isso, é importante não levar coisas desnecessárias, assim sobra mais espaço na mala pros presentes que você vai levar.

Então, se você quer saber o que é realmente necessário levar na mala do intercâmbio, corre aqui  e vem ler com a gente esse post:

Antes de tudo: qual o destino do intercâmbio?

Pessoa escolhendo o destino do seu intercâmbio

Pode parecer óbvio, mas na hora de arrumar a mala, é preciso levar em conta o clima do país do seu intercâmbio. Alguns, possuem estações muito bem definidas, por isso pense também no tempo em que vai ficar lá. 

Se você viaja em agosto para passar oito meses no Canadá, por exemplo, vai se deparar ainda com o verão. Mas ainda pegará meses de inverno, que vai de 21 de dezembro a 20 de março. Então, neste caso,  já pode colocar os casacos no topo da lista (só não exagera, hein?).

Dessa forma, pensando no tempo e no clima do local, você evita levar itens desnecessários e ainda fica por dentro das temperaturas do seu destino.

Mala de mão e documentos do intercâmbio

Homem organizando mala de mão e documentos do intercâmbio

Novas regras de bagagem foram aprovadas e já estão sendo botadas em prática pelas companhias aéreas brasileiras. Os limites de peso e tamanho das bagagens, seja de mão ou para despache, variam muito. Além disso, agentes de segurança dos aeroportos têm direito de solicitar a remoção de algum item da bagagem de mão. Por isso, fique de olho  no site da sua companhia para não precisar se desfazer de nada.

Ah, e se tem algo que DEVE estar na sua mala de mão são os documentos. E são todos mesmo: identidade, passaporte,visto, passagens, reservas de acomodação e também a matrícula do seu curso. Por precaução, levar uma cópia autenticada pode ser uma boa ideia. E, falando em bagagem de mão, a gente nem precisa lembrar o que NÃO levar, né: líquidos com mais de 100 ml, alicate, isqueiro/maçarico, tesoura, armas de fogo, objetos cortantes ou pontiagudos, etc.

Agora, o plano B: ninguém quer ter sua mala extraviada, mas isso pode acontecer e você precisa estar preparado. Portanto, na mala de mão, deixe uma muda de roupa extra, itens de higiene, eletrônicos, objetos de valor e dinheiro.

Otimize o espaço da sua mala do intercâmbio

Mulher otimizando o espaço da mala do intercâmbio

Ainda que você passe mais de seis meses num intercâmbio, vamos combinar que não dá pra levar todas as suas roupas e pertences. E, se você optou por estudar e trabalhar no exterior, com o salário comprará novos itens. Por isso (choque de realidade!), leve roupas para, no máximo, 15 dias. Assim você investe no que realmente gosta e VAI USAR.

Looks pensados no clima do país e na usabilidade (check!), agora os calçados. Leve, pelo menos, um tênis confortável e um chinelo (check!). Nem sempre vale a pena levar sandálias abertas e deixar os dedinhos congelando, né? Pense nos passeios que fará, muitos deles são mais prazerosos quando feitos a pé.  

Sabe uma coisa que todo mundo esquece, mas você não? Toalha! (check!) Ah! Abra um espacinho também para medicações importantes, como antigripais, anti-histamínicos, anticoncepcional, etc. É fundamental pesquisar as regras de cada medicamento, já que muitos aeroportos pedem receita.

Agora como organizar tudo isso numa mala? Coloque os itens pesados no fundo da mala e faça um cerco com os calçados; os demais, de forma lisa e esticada. Um truque legal é colocar meias e objetos frágeis dentro do tênis, assim você economiza mais espaço. Se ainda assim você não consegue vencer a sua mala, confere só esse vídeo da rainha da organização, Marie Kondo, e arrase na otimização.

Quero fazer um intercâmbio com a Dreams

Mulher com mala na mão se preparando para o intercâmbio

Como a gente disse, planejamento é tudo para uma viagem. Por isso, se você ainda não começou a organizar a sua, fale com a gente! 

Nosso time de consultores está sempre disposto a tirar suas dúvidas desde valores, dicas, informações sobre visto e outras documentações. Tudo o que você precisa para fazer um intercâmbio sem problemas. E sempre com o nosso suporte durante toda a viagem.

Quer saber mais sobre o seu próximo destino? Então clique aqui e envie sua dúvida agora mesmo. Em nosso canal no Youtube, tem vídeos sobre os destinos da Dreams Intercâmbio e com certeza vai ter o país que você procura. Confira: https://www.youtube.com/user/dreamsintercambios 

Curtiu o conteúdo? Então fique sempre ligado no blog da Dreams Intercâmbio. Toda semana um conteúdo diferente sobre intercâmbio para você.