Intercâmbio Cultural

Quais os tipos de Intercâmbio mais comuns

há 16 dias

Professora dando aula para alunos do intercâmbio

Passar um tempo fora, aprender uma segunda língua, descobrir novas culturas… Muitos são os motivos para viajar para o exterior, mas você conhece os tipos de intercâmbio mais comuns? É possível se programar e passar quanto tempo você achar necessário, existem intercâmbios de apenas 1 mês, mas também de 1 ou 2 anos.

Apesar de ser bastante comum entre jovens, o intercâmbio tem sido cada vez mais procurado por profissionais que querem dar um upgrade no seu currículo. Por isso, as possibilidades de se aventurar no exterior são muitas, e as categorias variam de acordo com seus objetivos e expectativas. Afinal, viajar é para todos!

Então, vem conferir nossa lista de modalidades e as informações que você precisa para dar um “match” com as suas expectativas. Continue com a gente a leitura!

Curso de Idiomas no Exterior

Alunos em curso de idiomas no exterior

pelos viajantes por fazer uma imersão na cultura local. Essa modalidade pode ser vivenciada em diferentes países e tem duração mínima de 2 semanas. Apesar disso, é possível permanecer por mais tempo, que varia de acordo com o nível esperado que você deseja alcançar. 

Existem diferentes escolas e cada uma delas tem seus programas e horários distintos. Algumas, inclusive, organizam atividades sociais realizadas fora das salas de aula, como excursões e visitas a pontos turísticos. Um ponto em comum é que todas elas fazem um nivelamento prévio de proficiência, assim todos da turma estarão no mesmo patamar de aprendizagem.

Quer conhecer nossa lista de escolas no exterior? Então, clique neste link e fale com a gente.

Intercâmbio de férias escolares

Alunos em intercâmbio de férias

Voltado para jovens de 14 a 17 anos, os intercâmbios de férias têm duas grandes vantagens: menor duração e não interferem nos estudos do jovem aqui no Brasil. E essas são apenas as vantagens iniciais, afinal a programação desse tipo de intercâmbio é pré-definida e cheia de atrativos. Normalmente, acontecem nos meses de janeiro e de julho, com duração de 2 a 6 semanas. Pela curta duração, é uma ótima oportunidade para testar a experiência em outro país.

A programação combina o aprendizado do idioma e experiências socioculturais e de lazer, como a prática de esportes, passeios e excursões. Nesta modalidade, os alunos desenvolvem suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe e de liderança. Um exemplo de intercâmbio de férias é o Winter Camp, um intercâmbio de um mês para aprender inglês no Canadá. 

Graduação, pós-graduação e especializações

Alunos de graduação em sala de aula

Se você já tem um bom nível de proficiência na língua do país onde deseja se graduar, esta é a modalidade mais indicada. Em alguns casos, a instituição poderá oferecer um curso intensivo no idioma para melhor acompanhamento do estudante. O intercâmbio de Ensino Superior para graduação requer no mínimo 1 ano no país. A desvantagem é o custo mais elevado que as outras modalidades, devido ao custo das matrículas e mensalidades da faculdade escolhida.

Após a graduação, você pode optar por cursos de especialização e vivenciar essa experiência fora do seu país de origem podem somar pontos no seu currículo. Caso você esteja procurando um MBA, pós-graduação ou mestrado, esta é a modalidade e cada uma possui particularidades que vamos adorar te explicar. Uma boa opção também são os Colleges, pois, caso você queira morar no Canadá, somam pontos na imigração.

Quer saber mais sobre Ensino Superior no exterior? Clica aqui e fala com a gente!

Intercâmbio de estudo e trabalho

Estudo e trabalho no intercâmbio

Dá pra estudar uma nova língua no exterior e conciliar com um trabalho formal? Sim! Este é um dos tipos de intercâmbio mais comuns e garante a vantagem de receber um salário na moeda local. Já falamos muito sobre trabalho e estudo durante o intercâmbio, então conteúdo não vai faltar. Basta clicar aqui e conferir nossas matérias.

Existem vários países onde é permitido trabalhar meio período enquanto se aprende uma nova língua. Nos meses de férias, é possível, ainda, trabalhar full time, garantindo uma maior imersão na cultura do país e um retorno financeiro maior para os gastos na viagem.  

Quer saber mais sobre trabalho e estudo no intercâmbio? Envie para nosso whatsapp o país que deseja conhecer que encontraremos a melhor escola de idiomas para você.

Intercâmbio é com a Dreams

Intercâmbio é com a Dreams

Já sabe quanto tempo quer passar fora? Quais tipos de intercâmbio você quer experimentar? Ainda não? Não tem problema. Basta entrar em contato com a gente e nos passar as informações necessárias que encontraremos as melhores opções para você. Basta clicar aqui que te retornaremos o mais rápido possível.

Não perca os próximos posts do blog da Dreams Intercâmbio. Sempre às terças e quintas conteúdos exclusivos para quem quer estudar no exterior. Até lá!