Tudo sobre intercâmbioVistos e documentações

Tudo sobre visto na Irlanda: quais os tipos, custos e como solicitar

há 2 meses

Fala, galera! Pensando em fazer seu intercâmbio para Irlanda mas está na dúvida sobre como funciona o processo de visto? Nesta postagem falaremos se brasileiros precisam de visto para entrar no país, quais os tipos de visto e todas as documentações necessárias.

Você verá nesta postagem:
1. Brasileiros precisam de visto pra entrar na Irlanda?
2. Visto na Irlanda: quais os tipos de visto? (e requisitos)
3. Por que fazer intercâmbio na Irlanda?

Brasileiros precisam de visto pra entrar na Irlanda?

Em Julho de 2021 o governo irlandês autorizou a entrada de estudantes e turistas brasileiros sem visto. A medida é válida para aqueles que pretendem ficar até 3 meses (90 dias) no país.

Caso seu intercâmbio tenha uma duração mais longa que 3 meses, você deverá solicitar o visto adequado quando já estiver na Irlanda.

Porém, mesmo sem precisar de um visto para entrar no país, alguns documentos são importantes. Tenha em mãos ao pousar na Irlanda:

  1. Passagem de volta;
  2. Passaporte válido por seis meses (no mínimo);
  3. Seguro-viagem;
  4. Comprovação financeira* (com um extrato de conta bancária estrangeira, extrato de cartão pré-pago ou de instituição irlandesa);
  5. Reserva em hotel ou carta-convite da residência em que irá ficar;

Visto na Irlanda: quais os tipos de visto?

O Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração (INIS) tem uma lista de vistos para estrangeiros como o de turista, trabalho, casamento, união familiar, e mais. Falaremos um pouco sobre os principais vistos e tudo que você precisa para tirar o seu.

Nota: se você estiver pensando em ir para a Irlanda do Norte, saiba que essa região faz parte do Reino Unido (UK). Por isso, as regras para ingresso seguem as de outros países como Inglaterra e Escócia.

Os vistos irlandeses são divididos em 3 grupos principais:
1. Visto de estudante (Stamp 2 e 2A)
2. Visto de trabalho
3. Visto de permanência

Abordaremos os vistos de estudo e trabalho a seguir.

Visto de estudante (Stamp 2)

Para estudantes brasileiros que desejam estudar na Irlanda mais de 90 dias, o visto aconselhado é o Stamp 2, com prazo de expiração de 8 meses. Ainda é possível renovar esse visto duas vezes, permanecendo um total de dois anos na Irlanda enquanto estudante de idiomas.

Com este visto irlandês você poderá frequentar aulas regularmente e trabalhar até 20h/semanais durante o período de aulas. Durante as férias do curso, a carga horária de trabalho poderá ser duplicada, chegando a 40h/semanais.

Requisitos para tirar visto de estudante na Irlanda

Só é possível tirar o visto de estudante na Irlanda se o aluno estiver matriculado em um curso de no mínimo 25 semanas de duração, com carga semanal de pelo menos 15h/semanais.

Os documentos necessários são:
1. Carta da escola em que estudante está matriculado;
2. Comprovante de pagamento do curso
3. Ter seguro governamental ou médico privado de uma empresa irlandesa;
4. Comprovação financeira de 3000 mil euros;
5. Comprovação de endereço;
6. Prova de que escola tem o Learner Protection;
7. Tenha em mãos 300 euros para seu registro do Irish Residence Permit (IRP)

Após sua chegada no país você terá até 3 meses para se organizar em relação as documentações e iniciar o processo de solicitação de seu visto.

Importante: É essencial que a instituição de ensino seja reconhecida pelo governo irlandês. Caso queira conhecer mais sobre as melhores escolas irlandesas, entre em contato com nossos consultores aqui.

Visto de trabalho (Stamp 1)

Se sua intenção é aplicar para um visto exclusivamente de trabalho na Irlanda vai precisar de uma oferta de emprego, a famosa “job offer”. Apenas com esse documento em mãos você poderá aplicar para dar entrada no processo de aplicação que começa com o preenchimento deste formulário online.

Fica a dica: fazer um intercâmbio de estudo de 25 semanas é um dos melhores caminhos para conseguir um emprego no país e, ao final, sua job offer!

Lembrete: Para solicitar o visto de estudante ou trabalho na Irlanda você deverá estar no país.

Clicando aqui você pode acessar uma plataforma que vai te direcionar para a unidade mais próxima de onde você estiver. Apenas assim você conseguirá ficar no país por mais de 3 meses.

Por que fazer intercâmbio na Irlanda?

Seja uma escola de idioma, um college ou uma universidade, você merece o melhor – e a gente sabe disso. E nesse assunto, a Irlanda é uma ótima escolha, pois são centenas de instituições credenciadas, recebendo milhares de alunos estrangeiros todos os anos, que desejam desenvolver as suas carreiras internacionalmente.

Por exemplo, fazendo o seu intercâmbio na Irlanda e sendo um estudante de tecnologia no país, você se torna a mão de obra qualificada que o país precisa, sendo um profissional que estará pronto para o mercado de trabalho das grandes empresas que estão no país. Trabalhe no Google, Facebook ou LinkedIn e faça do seu currículo um dos mais disputados do mundo!

Você também pode curtir:
5 vantagens de fazer intercâmbio na Irlanda
Intercâmbio ou curso de inglês: como atingir a fluência mais rápido 
Estudar Fora: checklist com 10 itens pra estar em dia antes de estudar no exterior

Curtiu o conteúdo?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.