Fala pessoal! Viajar sozinho para o exterior pode ser uma grande aventura, e por isso pode causar certo medo. Pensando sempre em melhorar sua experiência de intercâmbio no post de hoje vamos falar sobre como lidar com ansiedade pré-intercâmbio. Vem com a gente!
O que você verá no post:
- Introdução
- Ansiedades mais comuns de intercâmbio
- Dicas de como lidar com a ansiedade
- Hábitos e Hobbies no intercâmbio
- Conclusão
Introdução
Você já se imaginou indo para o aeroporto internacional e ficando confuso com tudo sendo em uma língua diferente? Já se imaginou com ansiedade por gaguejar, esquecer ou trocar as palavras?
Isso é um sentimento compartilhado entre os estudantes de intercâmbio de primeira viagem. O sentimento de viajar sozinho, pode ser libertador e por isso pode causar um certo medo/ansiedade.
Além disso, estamos bem distantes de casa e isso nos faz sentir mais vulnerável. E sim, é verdade que você passará por diversos desafios durante a sua viagem, mas é justamente a aventura e os desafios que farão desta, uma das melhores experiências para você.
É importante não deixar a ansiedade te paralisar, por isso, vem ler nossas dicas de como lidar com ansiedade pré-intercâmbio.
Ansiedades mais comuns de intercâmbio
O período de adaptação é um momento delicado, por causa do choque cultural, a felicidade misturada com ansiedade de estar pisando pela primeira vez num país novo e é claro a saudade.
Tudo vai ser uma descoberta, tudo vai ser novo. E durante esse período sentimentos de solidão e ansiedade podem surgir.
O medo de viajar sozinho em si, ir ao aeroporto e chegar até outro país completamente por conta própria pode ser assustador para muitos estudantes também.
Muitas pessoas têm medo de altura, além das ansiedades e inseguranças com a língua que se está aprendendo.
Para outros o medo de se perder enquanto usa o transporte público no exterior é outro fator assustador, por vezes achamos até que não encontraríamos o caminho de volta para casa.
Todos esses problemas são válidos e compreensíveis, mas existem soluções e coisas que você pode fazer para aliviar esse medo.
Dicas de como lidar com a ansiedade
Apesar dos problemas, que são comuns e compreensíveis, existem muitas soluções e dicas de coisas que você pode fazer para lidar com essas ansiedades. Depois de pesquisar sobre experiências de estudantes, reunimos dicas essenciais para você. Vamoslá?
Dicas principais de como lidar com a ansiedade
- Dica número 1: Pratique seu speaking e listening. Quanto mais você pratica mais seguro e confiante você se sente.
E na hora pode até bater aquele frio na barriga, é normal, mas estar num país e falar com segurança é um sentimento ótimo!
- Dica número 2: Não tenha vergonha do seu sotaque. Você fala mais de uma língua, seu sotaque só é a prova da sua inteligência.
- Dica número 3: Tanto a equipe que te ajuda com seu intercâmbio quanto seus professores e familiares do intercâmbio, dependendo da sua escolha de acomodação, são pessoas gentis e receptivas.
Isso porque são pessoas que estão nesse meio estão acostumadas a lidar com estrangeiros e suas dúvidas, usufrua do privilégio dessas redes de suporte.
- Dica número 4: Se a receptividade é algo que você quer ter, existem opções de países que são mais acolhedores, por estarem acostumados com imigrantes.
O Canadá, a Austrália e a Irlanda são países mais hospitaleiros, por exemplo.
- Dica número 5: Caso você escolha a residência familiar, você pode solicitar à sua equipe um meio de comunicação entre você e sua host family.
Assim vocês podem trocar e-mails, ou até redes sociais, e estabelecer um vínculo prévio, isso ajuda com o nervosismo
Veja também:
Intercâmbio de 1 mês: dicas pra aproveitar as férias no exterior
Dicas adicionais
- Dica número 6: Uma forma legal de lidar com a saudade é levar seus snacks favoritos para sua viagem.
Compartilhar ele com amigos e família durante a viagem é uma forma legal de lembrar de casa e introduzir um pocuo da sua cultura para os outros.
- Dica número 7: Se permita. Imergir na cultura local é importante para criar familiaridade, socializar e realmente aproveitar seu intercâmbio.
- Dica número 8: Mantenha contato frequente com sua família e amigos pela internet para matar a saudade e ficar apar da sua vida no Brasil.
- Dica número 9: Quem tem boca vai à roma. Fale, converse com sua família, é preciso criar esforços e sair da zona de conforto. Isso à princípio pode ser difícil mas vale muito a pena!
- Dica número 10: Aproveite. O intercâmbio vai ser uma das melhores fases da sua vida, se você permitir que seja. É possível ir e voltar uma nova pessoa dessa experiência, seja responsável e estude mas não deixe de aproveitar!
Hábitos e Hobbies para lidar com a ansiedade durante o intercâmbio
Se existem hobbies e atividades que você tem o costume de praticar, não as deixe de lado durante seu ntercâmbio.
Outra dica para lidar com a ansiedade, rotina e hábitos são muito importantes para manter a nossa saúde mental em dia, ajuda a não nos desorganizar e nos mantem confortável.
Se você gosta de música, esportes, teatro, pinturas, cozinhar, ou seja lá qual for a maneira que você decide se expressar, continue praticando essas coisas.
Ademais, muitas escolas no exterior possui matérias eletivas nas escolas, é comum aulas como culinária, artes, canto, teatro e mais! Dá pra descobrir que aulas você pode fazer antes de viajar!
Conclusão
É verdade sim que terão momentos de ansiedade e nervosismo. Você poderá trocar palavras, errar algo, mas você sempre achará o caminho de volta.
A solidão não precisa ser um sentimento ruim, saiba também aproveitar sua própria comapinha, sair por aí bater perna e ter uma experiência maiis local é uma forma fácil de se sentir pertencente.
Além disso também ajuda com a socialização e familiaridade de como a cidade funciona.
Mas caso seja solitário, sempre tente procurar coisas que você pode fazer para ter a melhor experiência. Siga essas dicas e não tenha medo de aproveitar, vá com medo mesmo!
Inclusive, ter uma equipe que te acompanha desde antes de você viajar até você chegar é uma ótima forma de se sentir seguro. Nós da Dreams Intercâmbios fazemos isso para você, entre em contato com a gente!