Intercâmbio Estudo e Trabalho

Intercâmbio na Austrália: estude em um dos melhores países do mundo

há 5 meses

O Intercâmbio na Austrália pode parecer a melhor escolha que você já fez na vida, e não se preocupe, pois ele é. A grande dúvida de quem decide fazer um intercâmbio no gigante da Oceania, é se esse intercâmbio realmente vale a pena para quem deseja ter um currículo melhor ou até mesmo saber sobre a qualidade de vida que o país pode proporcionar enquanto o aluno estiver por lá.

Mas não se preocupe, neste post nós vamos ilustrar da forma mais rápida e didática sobre como é fazer um intercâmbio na Austrália, para você que deseja saber tudo sobre o assunto. Confira abaixo:

Como é o intercâmbio na Austrália?

Talvez pareça mais do mesmo assunto, quando falamos sobre ter uma experiência de estudar em outro país, principalmente quando o país escolhido é a Austrália, um país que além de ser referência na qualidade de vida para todo o mundo, também consegue ser um dos melhores países para quem deseja estudar e melhorar o currículo.

Os tipos de intercâmbio na Austrália

Escolher o tipo de intercâmbio é uma das escolhas mais importantes que você precisa fazer antes de arrumar as suas malas, pois partindo da sua resposta, o seu intercâmbio pode ter algumas alterações em relação aos seus objetivos. Quer entender melhor? Confira os tipos de intercâmbio na Austrália:

Escola de idioma

Aprender um novo idioma sempre é uma ótima escolha, principalmente quando se tem a oportunidade de colocá-lo no currículo com um nível mais avançado, facilitando o seu caminho no mercado de trabalho. A Austrália tem escolas de idioma de alto nível, que além de abrirem a permissão de trabalho no país, também contribuirão para o seu futuro.

TAFE

O TAFE ou Technical and Further Education é o que se pode comparar ao ensino técnico aqui no Brasil, sendo mais abrangente na parte técnica e também simplificado. O TAFE permite que o estudante se especialize em uma área específica através de um ensino mais focado na prática, o que chama a atenção dos estudantes internacionais que procuram melhorar o seu currículo na Austrália.

VET

Tendo uma visão um pouco mais direta, o VET (Vocational Education and Training) tem como objetivo ensinar uma profissão específica ao aluno, e não todo um campo de conhecimento. Assim, o VET tem como foco o ensino das atividades que o aluno terá como profissional dentro de alguma área específica, se diferenciando do TAFE, que busca um ensino mais amplo de uma determinada área.

Universidades

As universidades são as grandes responsáveis pelo ciclo final do estudante no ensino superior da Austrália, pois além de serem responsáveis pelos diplomas de graduação como bacharelado, mestrado e doutorado, as universidades da Austrália são totalmente interligadas com as grandes empresas do país, que apoiam o desenvolvimento da educação como forma de conseguirem melhores profissionais para o mercado australiano.

Sendo assim, é bem comum que os alunos graduados nas universidades consigam ótimas oportunidades nos diferentes segmentos de trabalho que a Austrália pode proporcionar.

Cidade de Sydney na Austrália

Quais são os benefícios de um intercâmbio na Austrália?

A gente já sabe que a Austrália é um país incrível, mas, quais seriam as maiores vantagens de se fazer um intercâmbio por lá? Como eu posso tirar o maior proveito disso? São perguntas que têm respostas simples e nós vamos respondê-las para você logo abaixo, confira:

Quais são os benefícios do intercâmbio na Austrália?

Você já deve ter pensado várias vezes sobre como será o seu intercâmbio na Austrália, mas, você já parou pra pensar em como ele pode trazer benefícios para você como um futuro profissional? São vários itens que farão do seu intercâmbio uma ótima escolha, tanto a curto, quanto a longo prazo. Confira alguns desses benefícios abaixo:

1 – O sistema educacional é incrível

Um intercâmbio é muito mais do que uma simples viagem, pois o objetivo central sempre será o desenvolvimento profissional do estudante, que além de viver uma ótima experiência, poderá desfrutar da qualidade educacional que os países de primeiro mundo têm a oferecer.

No caso da Austrália, existe um sistema diferente daqui do Brasil, o AQF, ou Australian Qualifications Framework, que utilizando uma classificação de níveis, consegue identificar em qual etapa de ensino o aluno se encontra. Este sistema é totalmente interligado com as empresas australianas que cooperam junto com as instituições de ensino. Caso queira saber mais sobre o AQF, temos um post que explica melhor este sistema, basta clicar no link abaixo.

Quer estudar na Austrália? Saiba aqui como é estudar no país

2 – Trabalhe enquanto estuda

E por falar nas empresas australianas, não poderíamos deixar de falar do mercado de trabalho australiano, que além de ter o maior salário mínimo do mundo, oferece a

permissão de trabalho para o estrangeiro que optar por fazer uma trilha educacional no país, se tornando um profissional qualificado para áreas importantes no país.

Com um visto de estudante e estando matriculado em um curso de no mínimo 14 semanas e 20 horas semanais, é possível que você trabalhe por 40 horas quinzenais, fazendo com que você aumente a sua renda enquanto estiver estudando no país e também enriqueça o seu currículo não apenas para o mercado australiano, mas também para o mundo.

3 – Fácil acesso ao mercado de trabalho

Este benefício é uma continuação e também um lembrete mais objetivo do primeiro, pois alguns países podem até mesmo oferecer a permissão de trabalho, mas não têm um mercado de trabalho acessível, seja por conta da situação econômica ou pela sua política, o que dificulta a vida do intercambista.

Na Austrália, isso é bem diferente, pois existem diversas maneiras de se conseguir ingressar no mercado de trabalho. São milhares de cafés, lanchonetes e outros tipos de estabelecimentos que aceitam estudantes estrangeiros de braços abertos, o que facilita a integração do aluno com o país e os seus cidadãos.

4 – Viva em um país de primeiro mundo

Esse benefício é um dos mais importantes e que muitas pessoas costumam não valorizar tanto, pelo menos não por todo o tempo do intercâmbio. É bem comum sentir um choque de realidades quando saímos de um país subdesenvolvido, para um que está em pleno desenvolvimento social e econômico.

Nós já dissemos acima que a Austrália tem o maior salário mínimo do mundo, e além disso, também tem ótimas cidades para quem deseja não apenas estudar, mas também para aqueles que buscam construir uma vida no país. O maior país da Oceania tem uma ótima qualidade de vida, com cidades que já entraram no ranking de melhores do mundo para se viver, como Melbourne e Sydney.

Casa da Ópera de Sydney na Austrália

Acho que você já conseguiu entender que fazer um intercâmbio na Austrália vai muito além dos benefícios, pois é uma experiência que colocará a sua vida em um outro nível de educação e qualidade de vida. Não perca tempo e faça do seu currículo o melhor do seu segmento!

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio na Austrália, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!