Fala galera! No post de hoje viemos te apresentar mais uma opção de imigração para o Canadá, o PNP (Programa de nomeação provincial). Esse programa trás um diferencial e visa facilitar a entrada de vocês no país para residência permanente.

Quer saber mais? Vem com a gente!

O que você vai ver:

  1. O que é
  2. Como aplicar
  3. Províncias participantes
  4. Documentos

Imigração ao Canadá(PNP): O que é

O PNP (Programa de nomeação provincial), é basicamente um projeto de imigração específico de cada província do Canadá.

Cada uma delas disponibiliza de acordo com a necessidade da região, uma proposta/oportunidades para os candidatos que expressam interesse em permanecer naquela província.

Ele foi criado visando alcançar estudantes internacionais, investidores, trabalhadores semiqualificados e qualificados para suprir as necessidades no mercado de trabalho e achar talentos para cada província.

Além disso, cada PNP dessas províncias determina suas documentações e detalha seus próprios processos para emitir o convite de permanência. Existem também PNPs atrelados ao Express Entry

Como aplicar

Para se inscrever nos programas provinciais de imigração no Canadá é necessário ter em mente que os processos diferem dependendo do fluxo (stream) que você se qualifica

Inclusive, todos os PNPs oferecem stream vinculados com o Express Entry e também streams que não exigem que o candidato tenha um perfil ativo no pool do Express.

Nesses casos, o interessado deve se inscrever diretamente com a província de interesse. 

Mesmo assim, se liga nessa dica: é interessante ser inscrito no Sistema Express Entry pois ele é criado para agilizar processos de inscrições para trabalhadores estrangeiros qualificados.

Passo a Passo para aplicação no Express Entry

  1. Criar um perfil: Entrar no site do governo e acessar a área do Express Entry Online e criar um login com os requisitos necessários do programa já em mente. Aqui está o link o que é exigido para os forms. Vale lembrar que o Express Entry busca profissionais qualificados então algumas das exigências é ser legível para alguns desses vistos – Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trade ou Canadian Experience Class.
  2. Demonstrando interesse: Criado o perfil no Express Entry, é preciso enviar uma manifestação de interesse (EOI – expression of interest) para a província que você quer imigrar. Se o retorno for uma resposta com uma notificação de interesse da província então você pode contatá-los diretamente.
  3. Ganhando uma nomeação: Uma vez que a nomeação acontece por meio do seu perfil, você ganha 600 pontos CRS e ganha um documento para candidatura de residência permanente no próximo sorteio do sistema. 
  4. Submetendo o pedido de residência permanente: Recebido o convite, se é dado o prazo de 60 dias para enviar uma inscrição completa junto com os documentos exigidos. O processo demora cerca de 6 meses por aplicativos de entrada expressa. 

Para saber detalhadamente ainda mais sobre o processo, acesse o site oficial do governo canadense! E para você que quer entender mais processos de imigração para o Canadá, temos também esse post no nosso blog!

Províncias participantes

Aqui está uma lista com algumas das províncias que você pode querer aplicar:

  • Alberta
  • Manitoba
  • British Columbia
  • Nova Scotia
  • Ontario
  • Saskatchewan e mais!

Documentação para imigração ao Canadá

Que o Canadá é o país dos sonhos para muitos não é novidade, por isso tantos profissionais e estudantes imigram para o país. Com isso em mente, trouxemos aqui os documentos necessários para entrada no país.

Segue a lista:

  • Passaporte válido;
  • Visto (quando necessário);
  • Endereço de hospedagem;
  • Comprovação de estadia- reserva de hotel/pousada ou carta convite de parente ou amigo;
  • Passagens de volta;
  • Seguro saúde;
  • Comprovação de dinheiro para se manter no período que irá ficar no país (cartão de crédito, cartão pré-pago, extratos);
  • Em caso de estudo: carta de aceitação da escola e permissão de estudo;
  • Em caso de trabalho: endereço da empresa, contato (telefone e nome supervisor);
  • Exame de saúde, caso fique mais de 6 meses no país.

O processo de documentação para entrada no Canadá pode ser longo, por isso ter um time qualificado para facilitar tudo isso? Nós da Dreams estamos te esperando para te ajudar a realizar esse sonho! Fale com nosso time!

Veja também:

Como conseguir emprego no Canadá: 5 dicas para se destacar nos processos seletivos

Canadá agora tem maior facilidade para residência permanente

Províncias do Atlântico: programa de imigração do Canadá

Curtiu nosso conteúdo sobre PNP para imigração ao Canadá?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais e outros posts do blog para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.