Fala galera! Se você está pensando em visitar a Austrália, nós preparamos um post completíssimo com todos os tipos de vistos para Austrália para que você saiba exatamente qual solicitar para sua viagem! Eaí, vamo com a gente?
Visto de turista
Existem algumas regras para conseguir solicitar o visto de turista na Austrália, uma delas é não poder trabalhar, outra é que existe um tempo limite de estudo possível com esse visto sendo ele de 3 meses.
Mesmo com as regras esse visto da Austrália também permite que o visitante fique por 3, 6 ou até 12 meses a cada entrada, isso é muito legal, não?
O processo de obtenção desse documento é realizado na internet, bem fácil! Basta preencher o formulário e enviar os documentos exigidos que o visto é recebido por e-mail. Aqui está o site oficial da imigração australiana para mais detalhes sobre o documento e o acesso ao formulário.
No geral é exigido documentos básicos como passaporte, RG e informações pessoais apesar de que às vezes é solicitado comprovação financeira para mostrar que é possível arcar com as despesas da sua estadia, ou cartas de amigos ou familiares que moram no país no caso de visita.
Custo: AUD$145
Visto de estudante
Dos diversos vistos para Austrália, o de estudo também é um dos mais solicitados, principalmente para os brasileiros isso acontece porque o visto permite que você estude e trabalhe até 40 horas semanais nas férias e 20 horas semanais nos períodos letivos.
Para obtê-lo é preciso estar matriculado em alguma instituição de ensino e que esteja cumprindo as exigências dessa instituição, o visto também dá direito a trazer um dependente menor de idade e um cônjuge. No mais também é preciso comprovação financeira, exames médicos, seguro saúde e outros documentos essenciais.
Lista completa de documentos:
- Passaporte válido pelo período do curso matriculado e estadia no país;
- 2 fotos 3×4;
- Formulários e vistos exigidos pelo consulado
- Comprovação do histórico escolar e a carta de aceite da instituição contratada;
- Comprovação de matrícula do curso contratado (COE);
- Carta de intenção, custeio e de apresentação que o leva a fazer o curso;
- Comprovação do histórico profissional como diplomas, certificados, carteira de trabalho, currículo, etc (caso sua opção seja trabalhar e estudar no país);
- Exames com médicos credenciados pela embaixada;
- Passagens de volta e documentos de vínculo com o Brasil;
- Comprovantes financeiros para se manter no país (imposto de renda, holerites, extratos bancários, etc);
- Antecedentes criminais;
- Vacina Febre Amarela e carteira de vacinação em dia;
- Seguro saúde;
- Aprovação do Departamento de Imigração na Austrália (DIMIA)
Custo: AUD$575 (Para a primeira aplicação).
Working Holiday Visa
Este é um dos vistos para a Austrália que é destinado à pessoas com passaportes de alguns países que tenham relações bilaterais com a Austrália, infelizmente o Brasil não está nessa lista, mas há possibilidade de conseguir ir se o Brasileiro em questão tiver dupla cidadania com um país que faz parte dessa lista.
O visto permite que pessoas de 18 a 30 anos cheguem ao país para férias estendidas enquanto trabalham para ajudar no financiamento de suas férias. Vale lembrar que é preciso não ter tirado os vistos 417 ou 462 para solicitar esse visa. Você pode checar aqui se você está elegível para esse visto.
Custo: AUD$450
Sponsorship visa Austrália
O Sponsor Visa é um dos vistos para Austrália que permite que você trabalhe em tempo integral no país, ele é direcionado para pessoas altamente qualificadas e que vão trabalhar numa área de alta demanda no país.
O sponsor é apenas para profissionais não australianos e que não tenham visto de permanência no país, o visto requer um processo mais complexo pois as empresas habilitadas só podem patrocinar o visto de um estrangeiro se nenhum cidadão australiano tenha a capacidade de fazer o trabalho em questão.
Existem vários tipos diferentes de “Sponsor Visa” – Vistos Temporários (Subclasses 457 Sponsorship Visa ou 482 Temporary Skill Shortage Visa) e permanentes (Subclasses 186 e 187). As exigências são algumas, incluindo uma oferta de emprego full time em um cargo na MLTSSL, STSOL ou ROL, comprovar sua proficiência no inglês e ter uma empresa que dê entrada no pedido do visto.
Custo: Depende da Subclass do visto
Vistos de permanência para Austrália
A Austrália é um país com carência de mão de obra em alguns setores, por isso é possível conseguir um visto com validade indefinida, mas claro, existem muitas exigências, como nota 7 ou 8 (variando de acordo com a profissão) no teste de proficiência em inglês IELTS. Além de, é claro, a sua profissão na lista de ocupações procuradas pela imigração e aplicar para um processo chamado Skilled Migration.
Para conseguir um visto de permanência sem fazer parte da lista ou sem ir para estudar é um processo muito difícil e burocrático, o jeito mais “fácil” seria pegar o Gradute Visa esse visto é para estudantes internacionais que se formaram recentemente com habilidades e qualificações relevantes para ocupações específicas que a Austrália precisa. Ele permite que você viva, estude e trabalhe na Austrália temporariamente, isso pode abrir portas para empregos que acabem facilitando sua estadia permanente no país.
Custo: AUD$1,730
Outros tipos de vistos para Austrália
- Business Innovation and Investment (Provisional) visa (subclass 188)
- Investor stream
- Business Innovation stream
- Significant Investor stream
- Business Innovation Extension stream
- Significant Investor Extension stream
- Premium Investor stream
- Entrepreneur stream
- Vistos humanitários e para refugiados
- E Muito mais!
Eai agora que você já conhece os tipos de vistos para Austrália e sabe o que pode ou não funcionar para você, porque não dar um passo a mais no seu sonho de ir para a terrinha dos cangurus? Entre em contato com a gente para ficar ainda MAIS próximo de realizar esse sonho!
Veja Também!
Melhores universidades da Austrália em 2022: descubra qual a melhor pra você
Imigrar para a Austrália em 2022: novas regras de entrada no país
Estudar na Austrália: conheça as 3 melhores escolas de inglês pra você